Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



Informa Economics FNP

17/01/2013 - ENFIM, O MILÉSIMO



Boletim Pecuário Semanal (BPS) chega a sua milésima edição. Foram vinte anos acompanhando o mercado pecuário, que está em constante mudança, com muitos avanços e turbulências.

Plano Real, graves crises de preços, conquista de mercados no exterior, surtos de aftosa, ganhos expressivos de produtividade, crise econômica internacional, avanços no status sanitário, concentração da indústria frigorífica, ganhos de qualidade, pressões de custos, entre muitos outros episódios, em um processo de constante transformação do setor.

Durante esta jornada, os muitos analistas deste BPS, que testemunharam esse processo, defrontaram-se tanto com o desafio de ir além de retratar como o de antecipar tendências. Desafios que, na maioria das vezes, foram vencidos.

O balanço desses vinte anos de acompanhamento da bovinocultura de corte aponta inegavelmente para um saldo altamente positivo. O país consolidou-se entre os mais importantes players mundiais no mercado de carne bovina e isto reflete diretamente ao fato de que somos muito competitivos.

Evidente que nesse processo de transformação, os ganhos não se distribuíram de forma homogênea, nem entre os elos da cadeia produtiva, nem entre os integrantes de cada elo.

Os produtores primários, de um modo geral, lutaram contra uma expressiva contração de suas rentabilidades, o que tornou a escala e a busca dos ganhos de eficiência produtiva (via corte de custos e ganho de produtividade) uma questão de sobrevivência. Já os pequenos, cada vez mais na iminência de serem expulsos da atividade.

Ainda assim, a indústria frigorífica passou por um processo de grande avanço em termos de estrutura, tecnologia, profissionalização da gestão, diversificação, internacionalização, mas se concentrou fortemente com amplo apoio governamental, tornando o processo de comercialização menos equilibrado e levando as pequenas indústrias à situação de virtual inviabilidade.

E, para o futuro, os desafios se renovam para todos os integrantes da cadeia,  sem exceção. Os envolvidos terão de buscar intensamente o ganho de eficiência para manter as vantagens competitivas do país, num ambiente macroeconômico geral desfavorável e de custos internos crescentes.

Nos próximos anos, caro leitor, esperamos estar presentes, trazendo excelentes informações. Afinal, é muito importante para nós que você continue realizando bons negócios.

Obrigado pela confiança depositada durante esses 20 anos!

Abraço,

José Vicente Ferraz.

PARA MAIS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI

Fonte: Informa Economics FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411