Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP - Newsletter

17/05/2019 - Boi gordo: Oferta aumenta e preços recuam devido à cautela da demanda

Nesta semana, no mercado físico da boiada gorda, fatores climáticos foram a base para o aumento da oferta de animais. Com isso, os valores pagos na arroba ficaram entre a estabilidade e a queda nas praças pesquisadas pela consultoria, visto que os demandantes, em sua maioria, se mostraram mais saciados, adquirindo apenas o suficiente para aumentar marginalmente suas escalas, que, em alguns estados, se aproximam da segunda semana de junho. Tamanha é a dilatação das escalas de abate de algumas das indústrias frigoríficas, que os compradores agora adotam uma postura mais cautelosa nas aquisições, à espera de que o crescimento da oferta por si pressione os preços. Cabe mencionar que, com a entrada da segunda quinzena do mês, os referenciais da arroba tendem a se fragilizar ainda mais, tornando o momento oportuno para o retorno com maior vigor dos frigoríficos ao mercado.

No Sudeste, os preços se mostraram instáveis, mas os ajustes negativos prevaleceram no final da semana. O aumento de oferta em MG ocorreu em resposta a chegada de uma frente fria, que preocupou os produtores pela possibilidade de perda de qualidade do pasto. Na região Sul, o protagonismo da demanda foi exercido pelas exportações. Seguindo o rearranjo da demanda mundial, decorrente da peste suína africana na China, grandes quantidades são produzidas e exportadas pelas plantas sulistas. Os frigoríficos do PR, após absorverem a grande oferta da região, aumentaram significativamente as suas escalas, que agora alcançam a segunda quinzena de junho, sinal de que os preços podem se fragilizar na próxima semana. No Centro-Oeste, a maioria das praças registraram queda nos preços. Muito se deve a diminuição na participação dos frigoríficos paulistas nos mercados da região. Na região Norte, a diminuição da pluviosidade possibilitou a retomada da liquidez, que vinha baixa como consequência dos problemas estruturais da região. No Nordeste, a melhora na oferta, devido à um leve aumento nas temperaturas, passou a atender melhor os frigoríficos da região, elevando consigo a liquidez.

Por fim, no mercado atacadista, o resultado das exportações da proteína bovina se mantém positivo. A média diária de embarques das duas primeiras semanas de maio foi 4,3% maior do que a do mesmo mês do ano passado e 30,7% superior à média do mês anterior. Por outro lado, o consumo interno continua baixo e, mesmo tendo uma leve recuperação no feriado do dia das mães, não esboçou firmeza para se manter nesses patamares posteriormente. Os preços de todos os cortes bovinos recuaram, e a previsão é a de que se recuperem somente na primeira quinzena de junho.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414 / +55 11 98389-5172
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com