Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP

01/02/2019 - Boi gordo: Arroba dá sinais de recuperação, mas ainda de forma regional

Como observado durante a maior parte do mês de janeiro, houveram poucos negócios no mercado físico de boiada gorda nesta semana, visto que a comercialização tem sido retomada aos poucos, pois a maior parte das indústrias frigoríficas continua a limitar suas aquisições. Ainda que, de modo geral, a oferta de animais terminados seja considerada limitada, o mercado segue referenciado pelas diferentes necessidades de compra. Os pequenos lotes têm sido negociados a valores mais baixos e isso acaba pressionando as cotações da arroba mesmo que de forma muito regionalizada. Ao passo que, a frequência menor das efetivações de lotes maiores, que geralmente ocorrem nos preços mais altos, acaba por oferecer suporte às cotações da arroba na maioria dos casos. Neste contexto, a baixa liquidez de negócios no mercado físico do boi gordo pressupõe um cenário de variações distintas nos preços pagos na arroba. As expectativas se voltam à recuperação do consumo de carne com a chegada de um novo mês devido à entrada de massa salarial e termino das férias escolares para retomada das compras de gado.

No interior de SP, a demanda por animais prontos para abater é firme, sob forte influência da dificuldade de compra de lotes em volumes maiores. Os frigoríficos paulistas de pequeno e médio porte chegam a trabalhar com valores até R$153,00/@ no pagamento à vista, ao passo que os de maior porte pedem maiores prazos para pagamento nos mesmos patamares de preço. Demanda firme em SP influenciou os preços pagos na arroba no MS, onde houveram elevações. Embora a liquidez ainda seja pontual no estado, os poucos reportes de negócios são efetivados a valores diferenciados, sobretudo dependendo do tamanho e qualidade do lote. Preços firmes também no RS devido às escalas curtas. Altas também foram observados nos estados do PA e RO, porém de forma mais pontual. No restante do país, a tática das indústrias frigoríficas continua sendo de testar pagamentos menores pela arroba diante da inconsistência das vendas de carne no mercado doméstico.

No atacado, o fluxo de comercialização deu sinais mais consistentes de melhora, o que possibilitou suporte para altas nos preços. Grande parte dos distribuidores voltaram às compras num momento onde a oferta estava bem equalizada à demanda devido ao menor ritmo dos abates diários dos frigoríficas. A entrada de massa salarial e o término das férias escolares devem oferecer e manter suporte a recuperação do consumo doméstico. Em relação às vendas externas, o fluxo de embarque médio diário no decorrer de janeiro segue em ritmo muito menor quando comparado com dezembro passado, mas ainda superior a igual período de 2018. De acordo com a Secex, no acumulado do mês, foram exportados diariamente 4,9 mil toneladas de carne bovina in natura, 8,6% acima de jan/18, mas 22,5% abaixo do verificado em dez/18.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações
Informa Economics IEG | FNP
Edifício Birmann 21 - Av. Doutora Ruth Cardoso, 7221 – 22º andar, São Paulo–SP
Tel.: + 55 11 4504-1414 / +55 11 98389-5172
e-mail: informaecon-fnp@informaecon-fnp.com