Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



Boas perspectivas para a suinocultura

29/11/2018 - Boas perspectivas para a suinocultura

Segundo o ex-ministro da Agricultura, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, o embargo russo à carne suína brasileira derrubado depois de 11 meses, comprovou a resiliência do setor:

O episódio, ocorrido em 1º de dezembro de 2017, gerou um prejuízo financeiro sem retorno. Toda a cadeia produtiva foi prejudicada. Como a Rússia era destino de 40% das nossas exportações, o impacto foi profundo nos primeiros meses. Para contornar o grave problema e alcançar uma solução sustentável, o setor alterou estratégias. Um dos caminhos foi o aumento das vendas para América do Sul, África e, principalmente, Ásia. China e Hong Kong logo assumiram a maior parte das importações antes destinadas à Rússia, tornando-se hoje os maiores importadores.

Graças aos esforços empregados por todos os elos do setor, o Brasil permaneceu no quarto posto das exportações de carne suína. A demanda global seguindo firme pelo nosso produto, graças em grande parte à qualidade e à sanidade imbatíveis da nossa produção. Diversificamos nossos destinos, mas não desistimos de comprovar nossa qualidade e de esclarecer os equívocos que perduraram durante estes meses.

Ainda segundo Turra, nós sempre cumprimos à risca as exigências russas. Não à toa, antes do embargo, éramos os principais fornecedores de carne suína ao mercado do Leste Europeu, alcançando cerca de 90% de share. A reconquista do mercado russo era um ponto de honra para o Governo e a iniciativa privada. Todos os esclarecimentos técnicos demandados foram apresentados, com subsídios de informações da ABPA e das empresas aos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores. Até mesmo a Casa Civil e a Presidência da República foram envolvidas nesta negociação.

E a boa nova, enfim, veio. Com todos os esforços empregados, colhemos um valioso sucesso com a reabilitação das quatro plantas no início de novembro, um relevante sinal de reaproximação. Esse é o desfecho de um dos mais intensos trabalhos institucionais já realizados pela suinocultura nacional.

A tendência é de se intensificar a disputa pelo produto brasileiro no mercado internacional. Passada a tempestade, estamos em um cenário mais favorável do que antes do embargo. Com a diversificação dos nossos embarques, ficamos menos Russo dependentes. Comemoramos, mas também aprendemos muitas lições. Boas práticas são elementos irrenunciáveis. Quem é global não pode errar. E, depois dessa luta de 11 meses para a retomada do mercado russo, a cautela se torna a palavra de ordem para preservar o setor frente às tempestades que, finalmente, começamos a superar.

 

Fonte: Correio do Povo adaptado pela IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411