Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



Produção recorde de carnes reduz lucro de empresas do setor nos EUA

08/08/2018 - Produção recorde de carnes reduz lucro de empresas do setor nos EUA

Os volumes recorde de produção de carne bovina, suína e avícola vêm corroendo o lucro das maiores processadoras de carnes dos Estados Unidos.

Empresas como Tyson Foods Inc., Pilgrim’s Pride Corp. e Sanderson Farms Inc. se deparam com quedas nos preços e incertezas na demanda, enquanto a alta na produção de carnes e as tarifas impostas por relevantes países importadores ameaçam impactar o que de outra forma seria um período próspero para a indústria americana de carnes.

A Tyson, maior fornecedora de carne dos EUA, anunciou aumento de 21% nos lucros trimestrais na segunda-feira, mas a receita trimestral já foi impactada pelas tarifas. Além disso, na semana anterior, a empresa havia reduzido sua previsão de lucro para o ano.

Na semana passada, a Pilgrim’s Pride, segunda maior processadora de frango nos EUA e controlada pela brasileira JBS, divulgou declínio de 54% no lucro do segundo trimestre.

O excesso de oferta de carne — que afeta desde as granjas de perus em Minnesota e de galinhas no sul dos EUA até as processadoras de carne suína no Iowa — é um cenário que vem sendo construído há anos.

Grãos baratos encorajaram os criadores e as empresas de carne nos EUA a se expandir para atender a demanda de consumidores locais e de outros países, como México e China.

Os criadores de bovinos e de perus correram para voltar a recompor os rebanhos e plantéis depois de doenças e da seca terem dizimado parte de suas populações no início da década. Os processadores de carne de suínos e aves, por sua vez, construíram algumas das maiores e mais eficientes unidades de processamento já feitas.

Agora, a carne chega ao mercado em toneladas e mais toneladas. Pressiona os preços para baixo e acirra a concorrência entre a carne vermelha e a de aves. Os processadores de carne vão produzir um recorde de 102,7 bilhões de libras-peso (46,58 milhões de toneladas) neste ano, segundo estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA).

Paralelamente, as tarifas de outros países sobre a carne produzida nos EUA ameaçam minar a demanda. Os impostos adotados por México e China — dois grandes mercados para a carne suína dos EUA — obrigaram as empresas de carne a reduzir preços para que os produtos não se acumulem nos estoques.

Os preços das carnes estão em queda para os varejistas, restaurantes e distribuidores de alimentos. A cotação da carne suína no atacado caiu 10% nos últimos 12 meses, de acordo com dados do USDA publicados em julho. A da carne bovina no atacado teve queda de 9%. Já a do frango esteve acima dos níveis de 2017 durante a maior parte deste ano, mas esses ganhos praticamente desapareceram em julho, segundo o USDA. Em alguns casos, isso permitiu que os consumidores pagassem menos pelos hambúrgueres e salsichas em seus churrascos de verão.

 

Fonte: Valor Econômico adaptado pela IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411