Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP

11/05/2018 - Boi gordo: com oferta crescente e consumo retraído, preços referenciais permanecem fragilizados

Nesta segunda semana do mês de maio, seguindo a tendência que persiste nas últimas semanas, o fluxo de negociações no mercado físico do boi gordo foi restrito. No que tange ao consumo interno, há um movimento de maior sustentação dos preços dos principais cortes bovinos no mercado atacado, juntamente com um parcial otimismo em relação às comercializações no varejo durante o próximo final de semana, principalmente devido ao feriado do Dia das Mães, onde tradicionalmente há um aumento no consumo da proteína bovina. Apesar desses fatores, as indústrias frigoríficas ainda se mostram pessimistas em relação ao desempenho da demanda interna, que até então não demonstrou sinais de uma recuperação consistente e sustentada, cenário este que deve se arrastar para as próximas semanas, devido ao início da segunda quinzena do mês. Nesse contexto, as indústrias frigoríficas seguem adotando um posicionamento receoso no mercado, realizando aquisições de forma comedida, tentando por diversas vezes emplacar preços inferiores aos referenciais, amparadas pelo progressivo aumento na oferta de animais prontos para o abate. Nesse contexto de desalinhamento entre oferta e demanda, a pressão baixista sobre os preços segue ganhando cada vez mais força.

Em SP, os preços referenciais foram ajustados negativamente. Com a alternativa de realizar aquisições nos estados vizinhos, principalmente MS e GO, o apetite comprador das indústrias frigoríficas paulistas recuou consideravelmente, visto que suas escalas de abate já estão preenchidas em média até o final da próxima semana. Dessa forma, as ofertas de compras variam entre R$137/@ e R$141/@, ambos os preços a prazo e livre de Funrural. De modo geral, os preços perderam sustentação de forma mais intensa nos estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde a redução no volume de chuvas aumenta a urgência da ponta produtora desovar seus lotes de animais terminados à pasto, visto que a redução da capacidade de suporte das pastagens inviabiliza o represamento da oferta. Entretanto, os preços se mantiveram sustentados no estado do RS, região em que a oferta de animais terminados é mais ajustada.

No mercado atacado, a procura por parte dos distribuidores é regular, sustentados pelo relativo otimismo para as vendas previstas para o próximo final de semana. Dessa forma, os preços dos principais cortes bovinos se mantiveram totalmente sustentados, com possibilidade de que ocorram novos ajustes positivos no início da próxima semana, caso a expectativas positivas para as vendas no varejo durante o feriado do Dia das Mães se confirmem.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411