Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP e Reuters

06/04/2018 - EUA vs. China: cenário favorável para a soja do Brasil, prêmios disparam após tarifas

O anúncio da China de impor tarifas a produtos norte-americanos vai impulsionar as vendas do agronegócio da América do Sul, especialmente da soja do Brasil, potência agrícola que está em melhor situação para atender os chineses em meio a uma colheita recorde, disseram operadores e analistas na última quarta-feira (04).

Os especialistas ressaltaram que isso significará preços firmes para os produtores brasileiros e prêmios elevados para a soja do Brasil, ponderando que a região não conseguirá suprir todos os volumes demandados pela China para eventualmente substituir produtos norte-americanos que percam competitividade pela tarifa.

“Em dez anos de agronegócio, eu nunca vi um prêmio tão alto em toda a história, isso de certa forma mais do que compensa esse banho de sangue em Chicago”, afirmou o analista Aedson Pereira, da consultoria agrícola IEG-FNP, referindo-se às perdas na bolsa norte-americana nesta quarta-feira após o anúncio chinês.

O contrato maio da soja em Chicago fechou em queda de 22,75 centavos, ou mais de 2 por cento, a 10,1525 dólares por bushel, mas ainda acima da mínima da sessão de 9,8350 dólares.

A queda nos preços em Chicago ocorreu após a China responder rapidamente nesta quarta-feira aos planos da administração de Donald Trump de adotar tarifas sobre 50 bilhões de dólares em bens chineses, retaliando com uma lista de taxas similares sobre importações dos EUA.

A soja foi vista como uma das maiores armas da China na guerra comercial com os norte-americanos.


Efeito

Segundo a IEG-FNP, as exportações brasileiras podem até mesmo superar a estimativa de 70 milhões de toneladas. “Tem potencial para ir mais um pouco (acima de 70 milhões) ”, acrescentou Pereira, lembrando que há alguns limites, como a maior demanda por soja para a produção de biodiesel no Brasil, após a mistura no diesel passar de 8 para 10 por cento, neste ano.

Já havia a expectativa de o Brasil exportar volumes recordes de soja em 2018, antes mesmo do anúncio da tarifa norte-americana de 25 por cento, diante de uma quebra acentuada na produção da Argentina, terceiro exportador da oleaginosa após os brasileiros e norte-americanos.


Alternativas

A China provavelmente vai ter também que se voltar para a soja do Paraguai e Bolívia, ainda que esses países normalmente tenham menor disponibilidade em relação aos maiores exportadores.

Isso poderia acontecer até o momento em que a China possa eventualmente entrar em um acordo com os EUA, retirando a tarifa da soja.

“A China vai ter que recorrer também a Paraguai e Bolívia, mas mesmo assim não cobriria a carência. Então a gente acredita que esse anúncio mostre que um país vai testar a força do outro, em algum momento isso pode ser negociado entre a China e os EUA”, disse Pereira, da IEG-FNP.

Essa conjuntura, contudo, poderá ser favorável para a expansão de plantio de soja no Brasil, na próxima temporada.

“Querendo ou não, isso é estimulo para produtor brasileiro já começar a pensar na área que ele vai semear em 2018/19”, comentou Pereira.

 

Fonte: IEG FNP e Reuters

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411