Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



Em teste novo sistema de rastreabilidade pode ajudar na pecuária

12/03/2018 - Totalmente automatizado, o novo sistema de rastreabilidade está sendo testado

A ferramenta permite o completo monitoramento do gado, desde o nascimento até o desligamento do brinco eletrônico, quando ele vai para abate, no frigorífico. Os dados armazenados permitem oferecer transparência aos países importadores da carne brasileira, podendo ser facilmente acessados por computador ou por aparelho celular. “O sistema que está em teste vem para dar garantias específicas aos parceiros comerciais do Brasil, podendo chegar à rastreabilidade individual para garantir a idade, a raça e o sexo do animal, tudo com a Certificação Oficial Brasileira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, explica o coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade da CNA, Paulo Vicente Costa.

Os testes começaram em 26 de janeiro, com a identificação de todos os animais da propriedade e a inserção dos números de identificação de cada animal no sistema. A primeira avaliação será feita ainda neste mês. Nessa primeira etapa, os técnicos vão verificar os relatórios emitidos pelo sistema, levantar as ocorrências de nascimentos, mortes, compra e venda de animais, além de averiguar se o responsável pela propriedade está operando a ferramenta com facilidade. Os testes devem terminar em maio. Ainda este ano, será feita a validação do sistema, que, em seguida, será liberado para implantação no rebanho nacional e disponibilizado para parceiros internacionais.

Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a modernização do sistema de rastreabilidade vai aumentar a transparência do modo de produção da pecuária nacional, dando garantias adicionais aos mercados compradores da carne brasileira. “Qualquer tentativa de aprimorar e demonstrar a plenitude na identificação do rebanho brasileiro é extremamente bem-vinda. Vivemos em constante mudança e temos que melhorar sempre o controle e as medidas corretivas”, explicou.

Antônio Camardelli enfatizou que, nesse mercado, o Brasil é vitrine e tem o respeito de mais de uma centena de nações. Por isso, nem mesmo a Operação Carne Fraca, deflagrada em março do ano passado para desvendar um esquema de corrupção na vigilância sanitária de frigoríficos, prejudicou as exportações. “Em março e abril, as vendas caíram 25%, mas, nos meses seguintes, aumentaram o volume exportado e o preço médio”, disse.

 

Fonte: Correio Braziliense adaptado pela IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411