Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP

09/02/2018 - Boi gordo, recuperação do consumo doméstico sustentam preços

Nessa primeira semana do mês de fevereiro, o volume de negócios registrados no mercado físico do boi gordo segue baixo. Apesar disso, a liquidez do mercado vem se recuperando, devido ao posicionamento gradativamente mais ativo das indústrias frigoríficas nas negociações, estimuladas pelos sinais de recuperação da demanda interna. Como a oferta de animais terminados é restrita, há dificuldade na formação das escalas de abate da próxima semana, em que deve haver ainda mais dificuldade nas negociações devido ao feriado do carnaval. Como seus estoques ainda não estão formados, as indústrias frigoríficas, de modo geral, se posicionam ligeiramente mais agressivas nas compras, ofertando pontualmente preços acima do referencial. Dessa forma, a semana foi de dissipação da pressão altista, que parece ter perdido totalmente sua força, dando espaço para um cenário de maior sustentação dos preços.

No MT, a escassez de oferta é mais fortemente delineada, e as indústrias frigoríficas operam com escalas de abate mais ajustadas. A partir da última terça-feira, após a parcial confirmação das expectativas positivas quanto ao consumo interno, com os preços do atacado reagindo positivamente, os frigoríficos começaram a se posicionar mais agressivamente nas negociações. Com isso, os preços de quatro das cinco praças pesquisadas foram ajustados positivamente. Em SP, as indústrias se mostram mais dispostas a pagar R$ 148,00 a prazo e livre de Funrural nos negócios, devido à grande dificuldade em encontrar pecuaristas dispostos a negociar nos patamares ofertados anteriormente. No MS, apesar das indústrias manterem seus preços de balcão estáveis, se mostram mais inclinadas a ofertar compras a preços superiores, visando principalmente grandes lotes e de qualidade. Em contraposição, os frigoríficos do PA e do TO seguem cautelosos, mantendo suas ofertas de compras nos patamares vigentes, sem pretensão de realizar grandes negociações no momento.

No mercado atacado, a semana foi de reversão do ciclo baixista observado durante todo o mês de janeiro. Os preços dos principais cortes bovinos iniciaram um movimento de reação, alavancados sobretudo pela capitalização da população pelo pagamento dos salários do início do mês. A perspectiva é que novos ajustes positivos ocorram nos próximos dias, visto que há ligeira restrição de oferta de carne no atacado, enquanto o escoamento da produção para o consumidor final se mostra mais firme.

 

Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411