Informa Economics IEG | FNP is part of the Business Intelligence Division of Informa PLC
This site is operated by a business or businesses owned by Informa PLC and all copyright resides with them. Informa PLC's registered office is 5 Howick Place, London SW1P 1WG. Registered in England and Wales. Number 8860726
Informa



Imprensa

Receba nossa Newsletter



IEG FNP

08/09/2017 - Exportações de carne bovina registram crescimento e favorecem balança comercial

As exportações de carne bovina atingiram um bom desempenho e foram um dos principais destaques da balança comercial de agosto, segundo o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). De acordo com o MDIC, os embarques ao exterior registraram um crescimento de 49% em comparação a igual período de 2016. Com relação a julho de 2017, o crescimento foi de 6%.

O crescimento acentuado das exportações de carne bovina brasileira vem do aumento da competitividade do produto no mercado internacional, impulsionada pela super safra de grãos 2016/17, que resultou na queda dos custos de produção. Além desses fatores, a abertura de novos mercados, como China, Coréia do Sul e Estados Unidos, investimentos para a aprimorar as questões fitossanitárias feitos pelo governo, e missões a outros países com intenção de firmar parcerias bilaterais foram os principais responsáveis pelo Brasil abastecer, atualmente, maior fatia do mercado internacional.

De acordo com os dados da IEG FNP, aproximadamente 20% da produção total de carne bovina brasileira é direcionada as exportações. Apesar do mercado doméstico ser ainda o grande consumidor do produto, é grande o potencial exportador brasileiro para o mercado externo. Na primeira semana de setembro, durante a visita do presidente da república Michel Temer à China, o líder do país asiático anunciou que tem interesse em habilitar novas plantas frigoríficas brasileiras. Com relação a importação da carne bovina brasileira, a China é um dos principais destinos, responsável por consumir aproximadamente 36% do total das exportações brasileiras.

Além da China, outros parceiros comerciais compram grande parte do produto bovino brasileiro. É o caso dos países árabes, responsáveis por 26 a 30% das exportações, e a Europa, que atualmente discute o acordo com o Mercosul, é responsável por 5 a 8% do total exportado pelo Brasil.

A Rússia também é um importante consumidor da carne bovina brasileira e, atualmente, importa cerca de 13 a 15% do total das exportado. Apesar do cenário positivo de crescimento das exportações brasileiras, a alta competitividade do Brasil começa a provocar reações por parte dos produtores locais dos países importadores, que se sentem ameaçados pelo produto brasileiro. Como é o caso da Rússia e, eventualmente, China.

Na última semana, o comitê de regulação aduaneira e tarifária da Rússia decidiu voltar a aplicar tarifas sobre as carnes bovina importadas do Brasil, Uruguai, México e Paraguai. De acordo com o ministro russo de Economia e Desenvolvimento, Max Oreshkin, a medida preventiva é uma maneira de “obter o preço dos importadores em linha com o preço de produtores domésticos".

Para o analista de mercado da IEG|FNP, Aedson Pereira, a volta da tarifa sobre o produto brasileiro não é motivo de grande preocupação. “É legítimo que a cadeia de produção bovina da Rússia adote medidas que regulem a dinâmica do mercado, com a intenção de favorecer seus produtores domésticos, mas isso não significa que seja uma barreira”, explica Pereira. “O Brasil hoje conta com a importação de outros grandes consumidores, como a própria China, e o total exportado ao país russo é menor em comparação com volumes exportados anos atrás. As taxas aplicadas pela Rússia não deverão diminuir acentuadamente o volume importado pelo pais”, finaliza.




Fonte: IEG FNP

Compartilhe:

Índice

Consultoria
Projetos que englobam aspectos socioeconômicos, mercadológicos, técnicos e comerciais da atividade agropecuária.
Business Intelligence
Estudos de pesquisas de mercado, análises setoriais e competitivas.
Palestras
Confira as últimas apresentações dos analistas da Informa Economics FNP sobre as diversas áreas e segmentos do agronegócio.
Publicações
Anuários, boletins e relatórios em português e inglês.
Quem Somos | Pecuária | Grãos | Açúcar/Etanol | Terras | Insumos | Anualpec | Agrianual | Imprensa | Consultoria | Business Intelligence | Palestras | Publicações

Informa Economics IEG | FNP

Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411