16/06/2017 - Alta e lateralidade
As cotações do cereal no mercado spot ficaram entre a lateralidade e a valorização nesta sexta-feira, em virtude da formação de uma paridade com mercado externo favorável à manutenção da firmeza dos preços nacionais. Tanto os preços dos derivativos em Chicago quanto o dólar ficaram do lado positivo da tabela e neutralizaram a pressão do progresso da colheita da segunda safra. Houve baixo registro de negócios na maioria das praças pesquisadas pela IEG|FNP, em virtude do feriado da véspera e da possibilidade de emenda. Nos dias anteriores, no entanto, houve indicações de compras no Centro-Oeste, sobretudo onde há preocupações acerca da capacidade de armazenamento simultâneo da soja e do milho. No Sul e Sudeste, excetuando as praças do Paraná que produzem milho de segunda safra, a comercialização de milho primeira safra caminha para reta final, apesar da lentidão que marcou os primeiros meses do ano comercial.
Desse modo, a manutenção do interesse pontual dos compradores das adjacências das praças produtoras mantém os preços nos mesmos níveis. Nas zonas portuárias, a despeito da ascensão
das cotações do milho norte-americano, as pedidas seguem no mesmo patamar, visto que o dólar vem se enfraquecendo em relação as divisas dos principais compradores do grão dos EUA, na contramão do que ocorre ante ao real, mantendo sua atratividade no mercado mundial.
Fonte: IEG FNP
Informa Economics IEG | FNP
Rua Bela Cintra, 967, 11º. Andar - CEP: 01415-000 São Paulo/SP - Brasil
Tel.: + 55 11 4504-1414 / 3017-6800 Fax: + 55 11 4504-1411